Dúvidas Frequentes

  • Infravermelhos

  • Às vezes o sensor infravermelho perde um pouco de sensibilidade, por que isso ocorre?

    Em dias muito quentes (acima de 30ºC) a temperatura ambiente fica muito próxima a do corpo humano. Isso reduz a diferença térmica entre os dois fazendo com que o sensor tenha uma ligeira queda de sensibilidade, voltando ao normal assim que a temperatura estabilize abaixo de 30ºC. No caso de sensores que possuam compensação de temperatura isso não ocorre, pois o mesmo mantém o raio de ação constante independente da temperatura ambiente.

  • O sensor infravermelho detecta a abertura da porta?

    Não. O sensor infravermelho não detecta objetos frios que não emitam nenhum tipo de caloria.

  • Instalei o sensor e a lâmpada não apaga. O que fazer?

    Neste caso o problema pode ter diversas origens: a) o sensor foi instalado muito próximo da lâmpada? Afaste o sensor. Recomendamos a distância mínima de 30 cm entre a lâmpada e o sensor. b) existe corrente de ar excessiva no local? Mude o sensor de posição ou tente eliminar a corrente de ar fechando portas e/ou janelas. c) alguns reatores geram interferência magnética que prejudicam o sensor, neste caso afaste o sensor o máximo possível do reator. Verifique se o reator possui contato elétrico com a calha e aterramento eficiente. d) Todos os sensores ultra-sônicos e a maioria dos sensores infravermelhos possuem possibilidade de regular a sensibilidade, utilize esse recurso no caso de eliminar as etapas acima e no caso da instalação dos sensores ultra-sônico em locais pequenos. e) No caso de sensores embutidos na caixinha 4x2, nunca teste o sensor sem o espelho e não deixe frestas entre a parede e o espelho que possibilitem entrada de corrente de ar.

  • Porque os sensores dois fios não funcionam com lâmpadas fluorescentes?

    Os sensores de dois fios acionam a lâmpada através de um semicondutor e não possuem relê, isso significa que não há um chaveamento total da tensão na lâmpada. No caso de lâmpadas incandescentes isso não é perceptível, pois a mesma tolera alteração na forma de onda que alimenta a mesma. No caso de lâmpadas fluorescentes, as reatâncias e osciladores internos do reator exigem uma tensão pura e inalterada , que somente os sensores com relê (3 fios) podem proporcionar.

Close